Principais etapas do processo de licitação

A cada ano, os governos federal, estadual e municipal convidam o setor privado a apresentar propostas competitivas para o fornecimento de bens e serviços. Os pedidos de concurso Detran 2019 do governo atraem empresas de pequeno, médio e grande porte em uma ampla gama de setores – de materiais de escritório a grandes projetos de construção.

Os processos de concurso no setor governamental compartilham muitos elementos comuns. O que se segue é uma visão geral dos principais passos que você deve seguir para preparar uma licitação competitiva.

Registre seu interesse

Siga as instruções no documento do concurso para registrar seu interesse na agência de compras. Este passo importante ajudará a mantê-lo atualizado em qualquer sessão de informações do concurso.

Participar de sessões informativas

Se você se registrou através de um site de concurso, monitore o site para atualizações sobre o concurso.

Participar de todas as sessões de informações oferecidas. Essas são oportunidades valiosas para fazer perguntas e fazer contato com a agência. Eles também podem lhe dar a chance de conhecer potenciais subcontratados ou fazer contatos que possam participar de um consórcio. As agências governamentais também não estão obrigadas a disponibilizar cópias de informações, apresentações, etc., que podem ser fornecidas em uma sessão de informações.

concurso detran 2019

Desenvolva sua estratégia de resposta ao concurso

Se você está concorrendo a uma proposta de alto valor, planeje sua proposta cuidadosamente e considere os requisitos e recursos envolvidos. Por exemplo, pergunte a si mesmo:

  • Quanto custará para preparar o concurso?
  • Quais informações precisamos coletar?
  • Quais recursos precisaremos para cumprir o contrato?
  • Quem irá gerenciar o projeto do concurso?
  • Como vamos planejar a carga de trabalho, atribuir o trabalho necessário, agendar as reuniões?
  • Quem é a nossa concorrência e quais são as nossas chances de ganhar?
  • Qual é o nosso plano para comercializar nossos produtos e serviços e lançar nossos negócios?

Leia mais sobre como analisar solicitações de propostas.

Rever contratos recentes adjudicados

Se você não tiver certeza sobre os requisitos do pedido, entre em contato com o coordenador do concurso para solicitar esclarecimentos. Além disso, revise os contratos previamente adjudicados usando o Diretório de Contratos de Queensland. Os detalhes dos contratos recentes do governo com mais de US $ 10.000 que foram concedidos são listados em sites de concursos.

Pesquise seu comprador. Que tipo de empresas ganhou propostas semelhantes no passado? O que a agência contratante procura? O que você pode fazer para corresponder às expectativas deles?

Escreva um lance atraente

Prepare sua proposta. Isso inclui planejamento, elaboração e refinamento.

Certifique-se de usar os formulários de resposta fornecidos e responda a todas as perguntas. Atenha-se a qualquer limite de palavra / página que possa existir e (como regra geral) não altere itens como fontes, tamanhos de fonte e numeração, a menos que expressamente permitido.

Seja claro sobre sua estrutura e proposições. Decida sobre várias proposições-chave que você pode usar para diferenciar sua proposta das outras. Analise os critérios de avaliação para entender melhor as coisas que a agência do governo está procurando e avaliar sua proposta. Se você não é um escritor forte, pense em contratar um profissional (uma série de empresas oferecem serviços de redação de propostas).

Entenda as condições de pagamento

Ao juntar sua proposta, verifique se você está ciente da programação de pagamento especificada. As programações de pagamento do governo variam de agência para agência e aquisição para aquisição.

Você não pode receber o pagamento assim que o trabalho terminar ou os bens forem entregues. Se você precisar de pagamento diferente do especificado, deverá detalhar isso em sua oferta.

Encontre árbitros

Encontre árbitros que conheçam sua empresa e possam atestar seu trabalho.

Dê aos seus árbitros informações claras sobre o pedido, para que eles saibam quais pontos enfatizar em sua referência. Se você já forneceu bens ou serviços a uma agência governamental, peça uma referência.

Verifique e envie seu lance

Certifique-se de verificar sua proposta com cuidado antes de enviá-la. Use uma lista de verificação para garantir que seu lance atenda a todos os requisitos (algumas propostas incluirão uma lista de verificação que você também pode usar).

Apresentar seu lance

Painéis de licitação responsáveis ​​por contratos de alto valor podem solicitar uma apresentação formal dos licitantes. Se você precisar apresentar sua oferta para um painel de avaliação, mantenha o foco nas principais mensagens da sua proposta. Mais importante ainda, prepare-se. Planeje sua apresentação com cuidado, ensaie e, se você não se sentir um apresentador forte, obtenha algum treinamento em habilidades de apresentação.

Solicite um debriefing

Você deve sempre solicitar um debriefing sobre a proposta após o processo, especialmente se o seu lance não for bem-sucedido. O feedback do painel de avaliação pode ser extremamente útil para entender como sua oferta pode ser melhorada e pode ajudá-lo a se preparar para a sua próxima licitação. Procure maneiras de melhorar seu próximo lance.

Nota: As sessões de esclarecimento não são uma oportunidade para levantar reclamações; use o processo de reclamações estabelecido. Você também não deve discutir a oferta de qualquer outro fornecedor.

Principais etapas do processo de licitação
Avalie este artigo!